Business Intelligence: a importância dos dados

Você já ouviu falar em BI – Business Intelligence? Vamos analisar o caso do João para ilustrar melhor o que é Business Intelligence e como ela está mudando as tomadas de decisões na empresa.

João é um diretor experiente de uma grande empresa. Durante sua vida profissional adquiriu experiência e feeling. Ele toma as decisões estratégicas da empresa se baseando nesses fatores. No último ano João percebeu que seus gerentes estão tomando decisões que geram bons resultados, mas que muitas vezes divergem da decisão que ele tomaria. Além disso, eles tomam essas decisões de forma rápida.  Quando João perguntou o que eles estavam fazendo para obter esses resultados, eles disseram que era Business Intelligence. Mas, afinal:

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (Inteligência de Negócios) é utilizar os dados disponíveis dentro da empresa e no mercado para auxiliar e agilizar a tomada de decisão. Apesar de precisar de softwares, como o Power BI, o Qlik e o Tableau, BI não é um software ou aplicativo. Ele é um conceito.

Como usar a Business Intelligence?

É importante olhar além dos dados óbvios que aparecem logo na frente no Dashboard. Um case interessante é o do Banco Santander. Por meio de BI eles mapearam os interesses dos possíveis clientes com perfil financeiro mais qualificado. O Banco tratou caso a caso para conseguir atender a demanda desses novos correntistas. O resultado? 2,2 mil novas contas abertas dentro do perfil desejado em um ano.

Na FC ANALISE nós usamos Business Intelligence para oferecer soluções personalizadas e que atendam a demanda de nossos clientes. Além disso, utilizamos a Inteligência de Negócios para alcançarmos resultados mais precisos em nossos laudos.

Fontes:

https://www.neoway.com.br/business-intelligence-analytics-cases-de-sucesso-em-prospeccao-e-vendas/

https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-are-business-intelligence-tools/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *