Inteligência Artificial (IA) e a aplicação na locação

Quando ouvimos o termo “Inteligência Artificial” logo pensamos em ficção científica. Filmes como “O Exterminador do Futuro”, “Eu, Robô” e “A.I. – A inteligência artificial” surgem instantaneamente na cabeça dos cinéfilos. Entretanto, esse tipo de Inteligência Artificial, com sentimentos e razão, ainda está distante da nossa realidade. A realidade mais próxima nos mostra uma IA utilizada para realizar funções como: detecção de rostos, análise de risco, atendimentos (chatbots), entre outras, associadas a emitir um resultado (“decidir”) baseado na capacidade de coletar e processar uma quantidade quase infinita de dados e reconhecer padrões, numa velocidade incomparável com a do ser humano.

O que é Inteligência Artifical?

Inteligência Artificial é uma inteligência muito próxima a humana, porém muito mais rápida, escalável e exibida por interfaces de softwares e aplicativos. Embora pareça novo, esse termo foi usado pela primeira vez em 1956 pelo americano John McCarthy (1927/2011). O professor utilizou o termo para se referir a “ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”.

De 1956 até hoje as tecnologias em geral evoluíram muito. A própria Inteligência Artificial evoluiu com processadores mais potentes e novas necessidades. Começou a surgir termos como Machine Learning e Deep Learning, como vertentes complementares da IA. Mas esses são temas para outros posts.

Aplicando a IA numa locação +inteligente

A Inteligência Artificial cruza dados. Então, para que ela possa funcionar no seu negócio é preciso fornece-los.

Supondo que seu negócio seja uma imobiliária, a Inteligência Artificial pode ser usada para inúmeras aplicações, como por exemplo: atender seus clientes via chat; indicar imóveis com dados previamente fornecidos ou captados em outras fontes; ficar responsável pela agenda de visitas dos imóveis, disparando lembretes automáticos para os corretores e inquilinos; realizar a avaliação do imóvel;  e muitas outras possibilidades.

Na FC ANALISE utilizamos a Inteligência Artificial para cruzar informações dos pretendentes (os dados fornecidos e os capturados no mercado) e da locação (tipo de imóvel, valores do aluguel e encargos), aplicando métricas de avaliação da Inteligência Imobiliária Ficha Certa (focadas em perfis de comportamentos em pagamentos de aluguel), a partir do qual nosso algoritmo é capaz de gerar o Parecer Sistêmico da análise (rating). Através do acompanhamento e mapeamento dos principais perfis de inadimplentes, o algoritmo está constantemente “aprendendo” e evoluindo (machine learning) para gerar um resultado sistêmico cada vez mais calibrado.

Este post é apenas a ponta do iceberg sobre o assunto Inteligência Artificial. Convidamos você a continuar acompanhando nossas postagens, pois continuaremos trazendo mais conteúdo sobre IA e suas aplicações na locação de imóveis.

Referências:

https://www.sas.com/pt_br/insights/analytics/inteligencia-artificial.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial

https://medium.com/data-science-brigade/a-diferen%C3%A7a-entre-intelig%C3%AAncia-artificial-machine-learning-e-deep-learning-930b5cc2aa42


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *